Topo

Pro-Player é a profissão dos jovens; Rainbow Six é prova!

Leo Bianchi

21/01/2020 09h00

No dia em que completou 18 anos, Murilo "Muzi" foi contratado pela NiP

Jogador profissional de esporte eletrônico é uma profissão relativamente nova. Na prática, isso significa que está mais acessível para os mais jovens. O cenário de Rainbow Six Siege, FPS que mistura ação e estratégia, tem demonstrado que quanto mais novo e fresco é o jogador, mais ele rende e se destaca nos campeonatos.

Entretanto, para disputar as competições desse game é necessário ter, no mínimo, 18 anos. Lorenzo "Lagonis" Volpi atingiu essa idade no último dia 10 de janeiro. Mas bem antes disso, já em novembro do ano passado, por precaução, a equipe Black Dragons o havia contratado. Enquanto ele não podia jogar, o técnico do time, Henrique "Sseiya" quebrou um galho. Lagonis ficou conhecido na comunidade de Rainbow Six pelas livestreams. E na estreia dele, ajudou a 'BD' vencer a FaZe Clan por 7 a 5.

Ainda como companheiros, Lagonis tem outros dois jogadores recém-chegados ao competitivo: Victor "Honertão", 18, e Vinicius "Live", 20. Situação parecida ocorreu com Murilo "Muzi". No dia em que completou 18 anos foi anunciado pela NiP. Outros times também tentaram contratá-lo devido ao sucesso que fez postando vídeos de suas jogadas no YouTube. Essa é uma vitrine que não falha.

"É como futebol, você tem que começar cedo porque conforme vai ficando mais velho, vai ficando mais difícil" – Murilo Muzi.

Todos os times da primeira divisão do cenário de Rainbow Six têm pelo menos um jogador ou com 18 anos ou que entrou nessa idade e, agora mais velhos, permanecem na equipe. Tem sido cada vez mais raro um pro-player com mais de 23 anos, por exemplo, ser contratado por alguma organização.

Em 2016 quando foi disputado o primeiro campeonato profissional de Rainbow Six Siege no Brasil, a United foi campeã com Diogo "D1OG0", Lucas "YuuK", Leone "oNe", Guilherme "Chuck" e Adenauer "Silence". O último virou técnico da Team Liquid. Os demais estão fora da primeira divisão do jogo.

André "Nesk" é apontado como um dos melhores jogadores de todos os tempos de Rainbow Six Siege. Aos 24 anos, se mantém no mesmo nível dos mais jovens

São poucos os jogadores com mais de 23 anos na elite do R6. E eles já são considerados veteranos. Mas os que permanecem após essa idade normalmente são os fora de série. Craques. Casos de André "Nesk", 24, e Rafael "Mav", 26, que foram eleitos melhores jogadores do ano de Rainbow Six Siege em 2018 e 2019 respectivamente no Prêmio eSports Brasil. Cada vez mais vamos ver esse confronto de gerações. Muitos vão entrar jovens, mas poucos vão se manter até se tornarem veteranos.

Sobre o Autor

Leo Bianchi é jornalista, já foi repórter e apresentador do Globo Esporte. É apaixonado por competição e já cobriu Copa do Mundo, Fórmula 1, UFC e mundiais de CSGO, R6, FIFA, Just Dance e Free Fire. Também é youtuber e Pro Player frustrado.

Sobre o Blog

No GGWP você encontra análise dos cenários competitivos no Brasil e no mundo, além dos bastidores do universo envolvendo times, pro-players e novidades em geral.