O novo coronavírus tem impacto sem precedentes nos torneios de eSports
O alerta do novo coronavírus, epidemia que colocou o mundo em sinal vermelho nas últimas semanas, atingiu a realidade pessoal e profissional de milhares de pessoas em todo o planeta. Em maior ou menor intensidade, medidas cautelares tiveram de ser tomadas, e eventos passaram a ser impactados diretamente. Nos esportes eletrônicos, campeonatos de alto calibre tiveram de se mover para se adaptar à nova realidade.
O exemplo mais recente vem da IEM Katowice, um dos campeonatos mais tradicionais do cenário competitivo de Counter-Strike: Global Offensive. De última hora, a organização do torneio optou por não permitir a entrada de torcedores para os playoffs na Spodek Arena, como acontece normalmente. Muitos torcedores perderam a viagem para a cidade no interior da Polônia devido à medida.
Na China, onde surgiram os primeiros casos da doença, no fim do ano passado, a LPL, divisão de elite do League of Legends no país, teve seus jogos adiados por conta do surto. Em busca de entender melhor os efeitos do coronavírus e evitar ao máximo novos casos, o campeonato se mobilizou e recomendou a realização de jogos online, e não mais presenciais, como costuma acontecer na liga. A Blizzard transferiu para a Coreia do Sul as partidas da Overwatch League chinesa até que o país volte a ser seguro novamente.
No caso do LoL, a preocupação se estende para o Mundial do game, que está marcado para acontecer em Xangai, no segundo semestre deste ano. Por ser a décima edição do torneio, a Riot Games pretende fazer um evento de proporções gigantescas – algo que, hoje, gera fortes dúvidas, uma vez que a maioria dos casos do coronavírus está concentrada na própria China.
O próprio Mid-Season Invitational, o MSI, segundo maior torneio internacional de League of Legends no planeta, que reúne os campeões do primeiro semestre (inclusive o brasileiro, evidentemente), ainda não teve sua sede confirmada justamente por conta das incertezas causadas pelo coronavírus. No ano passado, por exemplo, o anúncio de que o campeonato aconteceria no Vietnã se deu no fim de janeiro. Já estamos em março.
– Enquanto seguimos comprometidos em fazer o evento acontecer, a saúde e a segurança de jogadores e fãs vêm primeiro; a integridade da competição em segundo – comunicou John Needham, diretor de eSports da Riot.
E o Major de CS:GO no Rio de Janeiro? Em maio, pela primeira vez o Brasil receberá o tão desejado torneio do game que nos consagrou nos eSports com nomes como Gabriel "FalleN" e Marcelo "coldzera". Uma semana antes, São Paulo sediará as finais da Pro League de Rainbow Six Siege. Ainda é cedo para tirar qualquer conclusão, mas é óbvio que o temor de um evento sem torcida ou o adiamento das competições é real.
Além dos eventos de esportes eletrônicos, diversas conferências importantes relativas ao mercado de games foram canceladas às pressas por conta do coronavírus. O alerta é geral, e a prevenção é necessária. Por aqui, ficamos na torcida para que tudo seja normalizado o quanto antes.
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