Topo

O novo coronavírus tem impacto sem precedentes nos torneios de eSports

Leo Bianchi

03/03/2020 12h00

O avanço da epidemia do novo coronavírus já afeta grandes campeonatos de eSports pelo mundo

O alerta do novo coronavírus, epidemia que colocou o mundo em sinal vermelho nas últimas semanas, atingiu a realidade pessoal e profissional de milhares de pessoas em todo o planeta. Em maior ou menor intensidade, medidas cautelares tiveram de ser tomadas, e eventos passaram a ser impactados diretamente. Nos esportes eletrônicos, campeonatos de alto calibre tiveram de se mover para se adaptar à nova realidade.

O exemplo mais recente vem da IEM Katowice, um dos campeonatos mais tradicionais do cenário competitivo de Counter-Strike: Global Offensive. De última hora, a organização do torneio optou por não permitir a entrada de torcedores para os playoffs na Spodek Arena, como acontece normalmente. Muitos torcedores perderam a viagem para a cidade no interior da Polônia devido à medida.

Na China, onde surgiram os primeiros casos da doença, no fim do ano passado, a LPL, divisão de elite do League of Legends no país, teve seus jogos adiados por conta do surto. Em busca de entender melhor os efeitos do coronavírus e evitar ao máximo novos casos, o campeonato se mobilizou e recomendou a realização de jogos online, e não mais presenciais, como costuma acontecer na liga. A Blizzard transferiu para a Coreia do Sul as partidas da Overwatch League chinesa até que o país volte a ser seguro novamente.

Na China, mais de 79 mil casos de Coronavírus já foram confirmados. No Brasil, eram mais de 400 casos suspeitos até esta segunda (2), mas apenas dois confirmados

No caso do LoL, a preocupação se estende para o Mundial do game, que está marcado para acontecer em Xangai, no segundo semestre deste ano. Por ser a décima edição do torneio, a Riot Games pretende fazer um evento de proporções gigantescas – algo que, hoje, gera fortes dúvidas, uma vez que a maioria dos casos do coronavírus está concentrada na própria China.

O próprio Mid-Season Invitational, o MSI, segundo maior torneio internacional de League of Legends no planeta, que reúne os campeões do primeiro semestre (inclusive o brasileiro, evidentemente), ainda não teve sua sede confirmada justamente por conta das incertezas causadas pelo coronavírus. No ano passado, por exemplo, o anúncio de que o campeonato aconteceria no Vietnã se deu no fim de janeiro. Já estamos em março.

– Enquanto seguimos comprometidos em fazer o evento acontecer, a saúde e a segurança de jogadores e fãs vêm primeiro; a integridade da competição em segundo – comunicou John Needham, diretor de eSports da Riot.

A final do Mundial de League of Legends em 2017, na China, lotou o estádio olímpico de Pequim. Naquela edição, a província de Wuhan – epícentro do coronavírus, também recebeu jogos da competição

E o Major de CS:GO no Rio de Janeiro? Em maio, pela primeira vez o Brasil receberá o tão desejado torneio do game que nos consagrou nos eSports com nomes como Gabriel "FalleN" e Marcelo "coldzera". Uma semana antes, São Paulo sediará as finais da Pro League de Rainbow Six Siege. Ainda é cedo para tirar qualquer conclusão, mas é óbvio que o temor de um evento sem torcida ou o adiamento das competições é real.

Além dos eventos de esportes eletrônicos, diversas conferências importantes relativas ao mercado de games foram canceladas às pressas por conta do coronavírus. O alerta é geral, e a prevenção é necessária. Por aqui, ficamos na torcida para que tudo seja normalizado o quanto antes.

Sobre o Autor

Leo Bianchi é jornalista, já foi repórter e apresentador do Globo Esporte. É apaixonado por competição e já cobriu Copa do Mundo, Fórmula 1, UFC e mundiais de CSGO, R6, FIFA, Just Dance e Free Fire. Também é youtuber e Pro Player frustrado.

Sobre o Blog

No GGWP você encontra análise dos cenários competitivos no Brasil e no mundo, além dos bastidores do universo envolvendo times, pro-players e novidades em geral.