Topo

League of Legends: Flamengo x Santos vão se enfrentar na elite dos eSports

Leo Bianchi

19/05/2020 08h00

Flamengo e Santos estão na elite do campeonato brasileiro de League of Legends

Flamengo e Santos são dois dos clubes mais vencedores da história do futebol nacional. Campeões dentro do país, na América, do mundo… Decidiram, inclusive, o Campeonato Brasileiro de 1983 — naquela oportunidade, quem levou a melhor foi o Rubro-Negro. Agora, eles vão protagonizar um duelo um pouco diferente: dentro de League of Legends.

O Santos conquistou, no último sábado, o Circuito Desafiante, que é a segunda divisão do LoL brasileiro. Além da taça, ganhou o direito de disputar o CBLoL na próxima etapa. Em um momento importante do cenário competitivo nacional, à beira da transformação do campeonato para o sistema de franquias, é muito significativo ver dois clubes dessa magnitude na elite da modalidade mais popular do esporte eletrônico dentro do país.

Torcedores apaixonados querem ver seus clubes campeões, não importa o esporte. Obviamente, o futebol tem um gosto especial, mas a Jeunesse Arena lotada para ver o Flamengo campeão do CBLoL após dois vice-campeonatos consecutivos no torneio, no ano passado, é a maior prova de que é possível, com boa vontade e trabalho sério, capitalizar a paixão dos fãs também no ambiente dos games, independentemente do nível de intimidade do torcedor com o assunto.

Da mesma forma que muitos torcedores do Flamengo não deviam fazer ideia do que era League of Legends antes de o clube entrar, e fizeram questão de entender minimamente para se inserir no contexto e apoiar o clube em mais uma frente, também deverá acontecer isso com o Santos. Um ótimo primeiro passo é a exaltação do título do Circuitão nas redes sociais. Mesmo o mais desavisado vai ficar curioso sobre qual é o game no qual seu time do coração está se destacando.

Sabemos que os fãs de esporte eletrônico tem diversas peculiaridades. Muitas vezes, torcem mais para um jogador, especificamente, do que para uma organização. A entrada dos clubes de futebol no cenário pode dar uma nova faceta às arquibancadas dos eventos. Que o diga o próprio Flamengo, que conta com uma torcida organizada para sua equipe de League of Legends, chamada Urubarons –uma referência ao mascote do clube a um dos monstros/objetivos mais importantes dentro do MOBA.

Flamengo comemorando o título do segundo split do campeonato brasileiro de League of Legends em 2019

Com o cancelamento do Mid-Season Invitational (MSI), o campeonato que reúne os melhores do primeiro split das principais regiões do LoL no mundo, o CBLoL voltará rápido. A Riot Games já anunciou que o torneio retorna no dia 6 de junho. As organizações, inclusive o Santos, terão de se mexer rápido para traçar o próprio planejamento. Há alguns anos, seria inimaginável pensar que veríamos dois clubes jogando em um grande canal esportivo uma partida de League of Legends. Agora, fica a expectativa para um Pelé x Zico em Summoner's Rift?

Torcida do Flamengo recebe o ônibus do time para a Final do CBLoL 2019, no Rio de Janeiro

Sobre o Autor

Leo Bianchi é jornalista, já foi repórter e apresentador do Globo Esporte. É apaixonado por competição e já cobriu Copa do Mundo, Fórmula 1, UFC e mundiais de CSGO, R6, FIFA, Just Dance e Free Fire. Também é youtuber e Pro Player frustrado.

Sobre o Blog

No GGWP você encontra análise dos cenários competitivos no Brasil e no mundo, além dos bastidores do universo envolvendo times, pro-players e novidades em geral.