Topo

O Skate volta forte nos games com Tony Hawk's Pro Skater 1+2

Leo Bianchi

13/08/2020 09h00

Capa da versão remastered de Tony Hawk Pro Skater 1+2

Simuladores de esportes tradicionais são um elemento importante no universo dos videogames para estabelecer uma relação entre o mercado e eventuais novos consumidores. FIFA, PES, NBA 2K, Madden… Cada vez mais, os jogos são uma extensão do interesse por determinadas modalidades. Um caso simbólico e que agora ficou marcado por atravessar gerações é o de Tony Hawk's Pro Skater, game idealizado por um dos skatistas mais famosos da história, que voltará em versão remasterizada no mês de setembro.

O primeiro título, anunciado em 1999, passou por Playstation, Nintendo 64, Game Boy Color, Dreamcast e N-Gage. Desenvolvido pela Neversoft e publicado pela Activision, tornou-se um rápido sucesso pela divertida dinâmica, na qual o jogador comanda um skatista em visão de terceira pessoa, com uma câmera fixa, em busca das melhores manobras e de cumprir combinações em busca de melhores pontuações.

Alguns elementos de Tony Hawk's Pro Skater merecem destaque. O primeiro é a trilha sonora marcante (pesquise pela música Superman, do Goldfinger, e se você um dia jogou o game, certamente se empolgará e sentirá uma nostalgia ímpar). Desta vez, o título contará com Charlie Brown Jr., em uma clara homenagem ao ex-vocalista da banda, que morreu em 2013. Ele era um grande incentivador da prática do skate.

A relação com o Brasil não para por aí. O lendário Bob Burnquist é personagem de oito dos nove jogos pré-lançados pela franquia e também estará no remake. Além dele, a paulistana Letícia Bufoni, que saiu do país e se mudou para os Estados Unidos ainda quando criança, até virar uma profissional, também estará no game. Mais um atrativo para um remake digno da conexão entre diferentes gerações.

– A série original Tony Hawk's Pro Skater é um grande fator na evolução de manobras modernas e inspiração para muitos skatistas profissionais que o público conhece e ama hoje em dia. Estou animado para ajudar a inspirar uma nova geração de skatistas e gamers – afirmou Tony Hawk.

O caso desse título é simbólico por representar um avanço para todas as partes. Ao mesmo tempo em que estimula skatistas a lidarem com o game, também é válido o caminho inverso: jovens que passam a ver a modalidade esportiva de outra forma e também são estimulados a praticar. Une a competitividade e a diversão de ambos os universos, com um fundo cultural e esportivo extremamente importante.

É necessário e fundamental reconhecer a importância de simuladores para o universo dos esportes eletrônicos. Não é só de "heavy users", que adoram diversos tipos de games, que vivem os eSports. Tony Hawk's Pro Skater será lançado no dia 4 de setembro no PC, Playstation 4 e Xbox One, com preço inicial de R$ 199 na versão standard e R$ 229 na versão deluxe.

Sobre o Autor

Leo Bianchi é jornalista, já foi repórter e apresentador do Globo Esporte. É apaixonado por competição e já cobriu Copa do Mundo, Fórmula 1, UFC e mundiais de CSGO, R6, FIFA, Just Dance e Free Fire. Também é youtuber e Pro Player frustrado.

Sobre o Blog

No GGWP você encontra análise dos cenários competitivos no Brasil e no mundo, além dos bastidores do universo envolvendo times, pro-players e novidades em geral.