O Pai tá on! Neymar streamer é uma vitória para os eSports
Um número cada vez maior de celebridades, do futebol à música, tem se mostrado interessado em games e se aventurado com streams. Recentemente, Anitta se rendeu ao Free Fire e divertiu os seguidores no Battle Royale. Fã declarado de Counter-Strike: Global Offensive, Neymar estreou na Twitch no início deste mês, em uma movimentação que pode significar muito mais do que um simples entretenimento para quem gosta de eSports.
A presença de Neymar no cenário, independentemente de como ela se dê, é importantíssima para dar uma noção ainda maior de como as streams, hoje, não são o fruto de um nicho isolado, mas sim sérias concorrentes de quaisquer outras produções audiovisuais – especialmente da televisão. Neymar atinge públicos de todas as faixas etárias, e sua ligação com os games é significativa para que se trate o mercado com o devido respeito.
O atacante do Paris Saint-Germain chegou a bater 110 mil pessoas em seu canal, aglutinando, até o momento em que este texto é escrito, mais de 570 mil seguidores. Até agora, com a transmissão única feita na Twitch, Neymar já acumula mais de duas milhões de visualizações. É evidente que transformar as streams em rotina, em meio à acelerada rotina de treinos e compromissos, é uma missão complicada, mas a cada vez que aparecer, o jogador certamente movimentará o cenário.
A maior prova de como Neymar pode ser importante nos eSports é a FURIA. Amigo de Jaime Padua e André Akkari, os responsáveis pela organização, o atacante já se declarou torcedor, vestiu a camisa e "espalhou a palavra" entre os companheiros de seleção brasileira. A visibilidade dada pelo jogador, não só à equipe, mas ao cenário como um todo, vale ouro. Uma legitimação que poucos poderiam trazer, fazendo marcas e todo o mercado se movimentarem e observarem os games com os outros olhos.
Imagine o que significa para todas as marcas não endêmicas (que não tenham relação direta com o setor dos eSports) observar que Neymar é um adepto do setor. Qual atleta brasileiro tem tanta visibilidade e pode espalhar uma mensagem de forma tão "viral"? E não se trata do esporte eletrônico depender do jogador. É evidente que já se trata de um setor independente e forte com as próprias pernas. Porém, abrir os olhos para oportunidades e expansão é sinônimo de um futuro promissor.
O número de possibilidades de negócio existentes pelo simples fato de um jogador do calibre de Neymar gostar de games e acompanhar o cenário competitivo de eSports é enorme. À parte da diversão para o jogador e seus amigos, e para o entretenimento dos fãs, a reunião de diferentes "tribos" em um mesmo ambiente tende a ser produtiva e sempre será notícia e estará na mídia de diferentes formas.
Neymar deixou claro durante sua stream que a iniciativa é, também, uma forma de aproximar mais o público e exibir aos seus fãs como é seu dia a dia fora da rotina de treinos no PSG ou na seleção brasileira. Seria interessante vê-lo tentando a sorte em outros games também, de maneira a fomentar outros títulos e juntar diferentes grupos. Que o Pai esteja cada vez mais on!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.