Entenda como os jogos competitivos dominam o mercado de PCs
Qual o melhor game do mundo para PC? Essa é uma pergunta que renderia horas e horas de debate entre fãs de eSports, com argumentos dos mais variados e, certamente, justificativas extremamente passionais. O The Esports Observer (TEO), um dos portais mais conhecidos do mundo no setor, traçou seis critérios diferentes para dividir os principais jogos de computador do momento entre três níveis diferentes. O resultado traz diversas reflexões.
Cada elemento ganhou um peso diferente. O que mais foi levado em conta foi o número de jogadores ativos por mês, com 30%. Depois, vieram as premiações, com 25%. Na sequência, horas de eSports (campeonatos oficiais) assistidas (20%), horas assistidas no escopo geral (15%), e por fim, números de streams e torneios, com 5% cada.
O primeiro fator a se destacar é o domínio absoluto do League of Legends. O MOBA da Riot Games sobra diante de todos os seus concorrentes, com 71,09 pontos. O segundo colocado é o também consolidado CS:GO, mas com 59,20. O LoL traduz a importância de um cenário competitivo organizado e com total influência de sua produtora. Enxergamos isso de perto do CBLoL, mas o número de ligas bem estruturadas ao redor do mundo é evidente: LPL, LCK, LEC, LCS, e por aí vai…
Embora não tenha os números de premiações como o Dota 2, por exemplo, que também aparece no Tier 1, League of Legends consegue "envelhecer bem". O Worlds, mundial do game, melhora a cada ano – em números, qualidade competitiva e trabalho de produção. A narrativa da disputa é bem entregue, assim como o jogo não deixa a desejar aos seus fãs. É um domínio previsível, mas, ao mesmo tempo, elogiável.
Quem apareceu na quarta colocação do ranking, fechando a "Série A" dos games para PC nesses primeiros quatro meses de 2020, é o Rainbow Six Siege. O FPS da Ubisoft subiu quatro posições em relação ao último ranking publicado pelo The Esports Observer e isso tem relação direta com o Brasil. Nosso país foi responsável por grande parte da audiência do Six Invitational 2020, o principal campeonato do game, uma vez que tínhamos quatro dos 16 times na disputa – com a NiP chegando à final, feito até então inédito para o cenário nacional.
Embora novo, iniciado em 2016, o cenário competitivo de Rainbow Six impressiona pelos números. No Invitational deste ano, foram distribuídos US$ 3 milhões em prêmios. A NiP, com a segunda colocação, levou US$ 450 mil – uma bolsa comparável ao valor entregue aos campeões de torneios de grande porte do Counter-Strike, por exemplo. As horas assistidas na plataforma da Twitch (5,37 milhões, contra 3,01 em 2019) justificam o título de "estrela em ascensão" atribuído ao R6. A Ubisoft se empenha para o competitivo do jogo ser atrativo não só para quem joga, mas pra quem assiste também. É impossível não se emocionar com esse game!
Outro game que cresceu exponencialmente foi o Call of Duty: Modern Warfare, um remake de extremo sucesso trabalhado pela Activision. Foram sete posições de ascensão em relação ao último ranking. O lançamento da versão mobile, um sucesso absoluto, e também do Warzone, colocaram a franquia como protagonista e chamando a atenção neste início de ano.
Do lado negativo, vemos o Overwatch e o FIFA 20 no Tier 3. Chamo a atenção especialmente para o FPS da Blizzard, que despenca em interesse e cuja situação deve ficar ainda mais complicada com o lançamento oficial do Valorant na próxima semana. Um fato bem significativo: O americano Jay "sinatraa", campeão da badalada Overwatch League no ano passado e MVP do campeonato, já anunciou que vai migrar para o título concorrente da Riot Games.
Estudos como esse nos ajudam a entender muitas movimentações no cenário competitivo e, principalmente, quais games mais se empenham em buscar o destaque a nível mundial no PC. A entrada do Valorant, inclusive, promete muito para a próxima análise. Vem aí mais um Tier A para a lista? Aguardemos!
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