Tencent: A maior empresa do mundo dos games quer dominar o planeta
Riot Games. Epic Games. Supercell. Activision Blizzard. Garena. Se você é fã de eSports, certamente já ouviu todos esses nomes no dia a dia. Além de serem responsáveis por diversos jogos com os quais convivemos e nos divertimos, elas têm um outro fator em comum por trás: a gigante chinesa chamada Tencent, uma holding multinacional responsável por investimentos bilionários no mercado de eSports e cada vez mais influente em todas as áreas que envolvem games.
Responsável pelo maior portal de serviços de internet da China, a Tencent passa cada vez mais a sensação de que está "dominando o mundo" –uma brincadeira recorrente entre os fãs de games. Não é à toa: a Riot, responsável pelo League of Legends, um dos jogos mais populares do planeta, tem o conglomerado chinês como detentor de 100% dos seus direitos. PC, console, mobile… Não há uma área na qual a empresa não esteja presente.
À parte de títulos que já são sucesso absoluto no mercado, como Clash Royale, Arena of Valor e Clash of Clans, por exemplo, a Tencent surpreendeu ao aparecer como uma das desenvolvedores do Pokémon Unite –MOBA baseado na franquia japonesa, que ficará disponível para dispositivos móveis, dotado de compatibilidade de plataformas com o Nintendo Switch. E esse anúncio passa diversas mensagens importantes para fãs, empresas e investidores.
Primeiramente: o mobile é uma realidade cada vez mais presente no cenário gamer. Jogar no celular é cada vez mais normal não só com fins de entretenimento, mas também competitivos. O fato de uma franquia do tamanho do Pokémon abrir suas portas para competir no gênero MOBA, e fechando uma parceria com a Tencent, mostra que ninguém está disposto a ficar fora de um mercado que só multiplica seus números e lucros.
No ano passado, a empresa apontou lucro de US$ 13,5 bilhões e assinalou um crescimento de 25% no mercado de games e eSports nos últimos três meses de 2019. O setor é parte fundamental do entretenimento e, nesse sentido, vemos a China como o que pode ser o futuro em diversas modalidades: diversos times de League of Legends que disputam a LPL, principal campeonato local do game, contam com estádios próprios para receber seus torcedores – um passo magnífico para afirmação perante modalidades tradicionais.
O profissionalismo é indispensável para sucesso em qualquer área que envolva investimentos e, principalmente, competição em alto nível. O recado no fato de uma empresa do tamanho da Tencent ter os games e eSports como uma de suas prioridades absolutas e continuar estendendo seu campo de atuação é claro: quem ainda não foi impactado, direta ou indiretamente, por este setor certamente será.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.