Topo

FIFA21 x PES21: melhor game de futebol deve ser decidido na próxima geração

Leo Bianchi

01/08/2020 08h00

Imagem de FIFA 21 para a atual geração de consoles.

As duas maiores franquias entre os simuladores de futebol já começaram sua próxima batalha anual. FIFA, produzido pela Electronic Arts, e PES, da Konami, traçam os passos não somente para suas respectivas próximas edições, como também para a transição para a nova geração de consoles: os tão aguardados Playstation 5 e Xbox Series X. O esporte mais popular do mundo sempre foi um dos carros-chefe de quem curte jogar no videogame, propriamente dito, e certamente continuará assim.

O Pro Evolution Soccer optou por uma alternativa mais conservadora em relação ao 2021. Ele será apenas uma atualização do game atual. De acordo com a Konami, o game está sendo desenvolvido com base no Unreal Engine 5, um mecanismo que promete melhorias impressionantes em diversos aspectos do título. Os gráficos e animações do PES, sempre realistas, devem melhorar ainda mais para a atualização em questão.

O Pro Evolution Soccer conta com exclusividade de licenças no futebol brasileiro

Como 2020 marca o aniversário de 25 anos do Pro Evolution Soccer, a Konami deve ativar uma série de atrações para os fãs da franquia. Dono de diversas licenças exclusivas (incluindo clubes brasileiros, como Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Flamengo), o título ainda tem vasta gama na Europa, com equipes como Arsenal, Barcelona, Bayern de Munique, Juventus e Manchester United. Os italianos Milan e Internazionale de Milão não renovarão suas licenças.


O FIFA, por sua vez, partirá para um novo game, mesmo com a iminente transição para a próxima geração de consoles. A movimentação faz sentido, uma vez que os novos aparelhos rodarão jogos de suas versões anteriores, fazendo com que os jogadores não tenham de comprar novamente o título. Com o francês Kylian Mbappé na capa, o FIFA 21 tem lançamento previsto para o dia 9 de outubro deste ano.

Com os já tradicionais duelos entre Modo Carreira x Master League e Ultimate Team x myClub, uma das alternativas diferenciais do FIFA tem sido o Modo VOLTA – uma alusão ao futebol de rua, com cenários agora ainda mais interessantes. Há quadras improvisadas no centro de São Paulo, nas ruas de Milão e até mesmo em uma cúpula geodésica em Dubai. Haverá também a possibilidade de jogar um cooperativo online nesse modo.


Há forças e fraquezas em ambas as franquias, e sabemos que essa rivalidade será eterna, com PES e FIFA buscando novidades para desbancar um ao outro e vencer como melhor game de futebol no ano. Há versões eternas no imaginário dos fãs, como caso do Pro Evolution Soccer 2013 e do FIFA 98, por exemplo. Cada vez mais, torna-se complicado ambos apresentarem elementos que choquem os jogadores casuais e o tornem tão diferenciados, tamanha a evolução atingida.

À parte disso, para os dias de hoje, ainda se soma a preocupação de produzir títulos que sejam bons enquanto esporte eletrônico – algo que transcende bastante a experiência de quem simplesmente joga para se divertir. Pensar em um game com mecânicas apuradas e lógica para o cenário competitivo atrai investimentos, visibilidade e público – com a vantagem de ter um esporte popular em todo o planeta como temática, sem dificuldade de entendimento para uma transmissão em larga escala, por exemplo.

EA e Konami apostam alto em seus modos online "Ultimate Team" e "My Club" respectivamente

É praticamente impossível encontrar alguém que jogue videogame e, ainda assim, nunca tenha ao menos brincado algumas horas em um simulador de futebol – seja com cinco ou 40 anos de idade. A nova geração de consoles promete e, como sempre, a luta entre PES e FIFA deve ser extremamente acirrada. Ganham os fãs de futebol e de game, com um cardápio extenso e detalhado à sua frente.

Sobre o Autor

Leo Bianchi é jornalista, já foi repórter e apresentador do Globo Esporte. É apaixonado por competição e já cobriu Copa do Mundo, Fórmula 1, UFC e mundiais de CSGO, R6, FIFA, Just Dance e Free Fire. Também é youtuber e Pro Player frustrado.

Sobre o Blog

No GGWP você encontra análise dos cenários competitivos no Brasil e no mundo, além dos bastidores do universo envolvendo times, pro-players e novidades em geral.