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Gaulês vs CBLoL: a nova rivalidade de audiência nos eSports

Leo Bianchi

11/06/2020 09h00

Gaules e CBLoL quebraram recordes de audiência na plataforma de stream Twitch no fim em junho de 2020

Uma "rivalidade do bem" movimentou o cenário brasileiro de eSports no último fim de semana. O streamer Alexandre "Gaules" e o Campeonato Brasileiro de League of Legends travaram uma espécie de disputa indireta, batendo recordes sequenciais de audiência na plataforma Twitch, em um confronto no qual o grande vencedor é o fã de eSports. Está cada vez mais provado: há espaço para todos os gostos nesse ambiente.

No sábado, o CBLoL bateu 235 mil espectadores, cravando a maior audiência simultânea da Twitch no Brasil até então. Horas depois, no mesmo dia, a "Tribo", como Gaules intitula seus seguidores e fãs, recuperou o recorde, cravando 266 mil pessoas no canal, durante transmissão de MiBR x Evil Geniuses. No domingo, mais uma "virada" do League of Legends, com 269 mil espectadores. Uma disputa que mostra como as limitações da quarentena não têm afetado o mercado de streaming nesse sentido.

Alguns pontos merecem ser destacados. Gaules transmite única e exclusivamente na Twitch, plataforma da qual é parceiro. O CBLoL, por sua vez, ainda distribui o conteúdo no YouTube e no SporTV 3. O importante é que, com cada um aos seus moldes e com as suas características, ambos estão crescendo em interesse do público em meio a tempos cada vez mais difíceis para modalidades esportivas tradicionais, por exemplo.

O CBLoL, disputado exclusivamente online no momento, fez de tudo para moldar o próprio conteúdo ao novo formato diante das limitações da pandemia. A competição segue se adaptando e buscando formas de se firmar como um grande entretenimento para antigos e novos fãs de games. Um recado do setor e das plataformas online sobre o quanto é necessário se enquadrar às novas características de distribuição de conteúdo.

Cada jogo tem sua própria estratégia de divulgação. O Free Fire, por exemplo, ultrapassou um milhão de espectadores simultâneos no YouTube durante o Mundial do game, vencido pelo Corinthians, no ano passado, provando o tamanho da popularidade do jogo. Hoje, a Garena conta não só com a plataforma de vídeos como grande aliada, como com o próprio aplicativo para divulgação de streams, a BOOYAH!, na qual alguns eventos são transmitidos com exclusividade.

Os números só ressaltam o tamanho da importância de um bom atendimento das respectivas plataformas aos seus parceiros, ouvindo o feedback tanto dos streamers quanto das publishers no que se trata de otimizações, busca por melhorias técnicas e adaptações. Gaules, por exemplo, foi o maior nome da Twitch em todo mundo no mês de maio. O Brasil tem um potencial nesse mercado que muitas vezes acaba não tendo o devido valor.

Independentemente do resultado esportivo, o público nacional é extremamente engajado com os respectivos cenários. Que o diga a MIBR, que atravessou uma fase muito ruim e, mesmo assim, seguiu arrastando milhares de pessoas aos seus jogos. O LoL brasileiro, sempre questionado pelas dificuldades em se provar no palco internacional, continua crescendo em público. O que está claro: cada vez mais, gostamos de esportes eletrônicos, e essa é uma vitória de todos os envolvidos no cenário.

Sobre o Autor

Leo Bianchi é jornalista, já foi repórter e apresentador do Globo Esporte. É apaixonado por competição e já cobriu Copa do Mundo, Fórmula 1, UFC e mundiais de CSGO, R6, FIFA, Just Dance e Free Fire. Também é youtuber e Pro Player frustrado.

Sobre o Blog

No GGWP você encontra análise dos cenários competitivos no Brasil e no mundo, além dos bastidores do universo envolvendo times, pro-players e novidades em geral.